Destake Persianas e Cortinas

51 3241.5356 · 51 3407.7725 · 51 98421.6614 · contato@destakepersianas.com.br

Notícias

Persiana romana: o que é, onde utilizar?

Clássicas e sofisticadas, as persianas romanas são a opção perfeita para quem busca unir a praticidade das persianas tradicionais com a beleza das cortinas de tecido. Disponíveis em diferentes cores e materiais, a persiana romana tem uma grande chance de invadir a decoração da sua casa.

Mas antes, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a persiana romana:

 

O que é a persiana romana?

A persiana romana é formada por “gomos” largos e horizontais que se dobram e desdobram para cima ou para baixo na medida em que a persiana é aberta ou fechada. O espaço entre as dobras da persiana romana é o que torna esse modelo tão diferenciado, transmitindo leveza e elegância aos ambientes.

As persianas romanas podem ter acionamento manual ou automático, nesse caso feito por controle remoto. Outra característica é que você pode optar pelo modelo de persiana romana blackout, onde a passagem da luz é completamente bloqueada, ou pela persiana romana translúcida ou tela solar, onde a luz atravessa a persiana de modo sutil e natural.

Os materiais mais utilizados para confecção das persianas romanas são o tecido, geralmente poliéster, ou as fibras naturais, como o bambu.

 

Cores

As cores mais usadas para a persiana romana são as claras, neutras ou em tons pastéis, principalmente porque essas tonalidades se ajustam facilmente as mais diferentes propostas de decoração e trazem suavidade ao ambiente.

A persiana romana cinza é uma boa opção para quem deseja fugir das cores claras tradicionais e, ainda, imprimir um toque extra de modernidade e conforto ao ambiente.

Mas se desejar pode optar por uma persiana romana de cor forte e vibrante Outra opção são os modelos estampados, que também são muito bonitos.

 

Onde usar

As persianas romanas podem ser usadas em qualquer ambiente da casa. Na sala e nos quartos, uma boa dica é optar pelas de tecido blackout que limitam a entrada da luz e garantem um descanso extra ou aquela sessão de cinema sem ser atrapalhada pelo sol.

Na cozinha e no banheiro a orientação é evitar as persianas romanas de tecido. Prefira aquelas de fibras naturais por serem mais fácies de limpar e por não sugarem gordura. Deixe as de tecido para os quartos, salas e escritórios.

Persiana romana com bandô e cortina

Uma característica interessante das persianas romanas é que elas podem ser usadas em conjunto com os tradicionais bandôs, um tipo acabamento na parte superior da cortina e que serve para esconder o trilho. Os bandôs podem ser feitos de madeira, gesso, alumínio ou MDF.

As cortinas também podem integrar o projeto das persianas romanas. Elas asseguram ainda mais o controle da luz e reforçam o estilo clássico, romântico e delicado dos ambientes.

 

Tamanho ideal da persiana

Muita gente se pergunta qual o tamanho ideal da persiana. Ela precisa ir até o chão ou somente até a altura final da janela? De modo geral, recomenda-se que a persiana tenha entre 10 e 20 centímetros a mais que a janela, tanto nas laterais, quanto na parte superior e inferior.

Mas se a intenção for criar um ambiente elegante, prefira usar a persiana até o chão, especialmente em salas de jantar, salas de estar e quartos de casal. Em quartos infanto juvenis, onde, via de regra, a decoração é mais despojada, a persiana pode se limitar ao tamanho da janela.

Para ter uma persiana sob medida o ideal é encomendá-la em lojas especializadas, mas se preferir pode comprar uma persiana romana pronta em lojas físicas e online. Nesses casos, elas tendem a ser mais baratas, contudo, as opções de cores e tamanhos disponíveis é menor.

 

Limpeza e manutenção

A limpeza e manutenção da persiana romana deve ser feita semanalmente com o uso de um espanador de pó, a fim de evitar o acúmulo de sujeira. Uma vez por mês é aconselhável o uso de um aspirador de pó e periodicamente, a cada seis meses ou um ano, fazer a lavagem da persiana romana com alguma empresa especializada.

Persiana romana: o que é, onde utilizar?
Persiana romana: o que é, onde utilizar?